Programação COBENGE 2015

Terça-feira, 08 de setembro de 2015
ST01 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S201 (14h30 - 16h10)
Moderador: Claudio Rodrigo Torres
Framework didático para o ensino de programação embarcada: uma abordagem baseada em técnicas de aprendizagem cooperativa e competitiva
   Wollace Souza Picanço, Vicente Lucena
Aprendizagem ativa e suas implicações nas práticas de linguagem características do mundo do trabalho em engenharia
   Thais De Souza Schlichting, Otilia Lizete O.M. Heinig
Experimento didático para controle eletrônico da temperatura da água em um chuveiro
   Alexandre Rodrigues Vaz, Fernando Lessa Tofoli
Fórum de discussões sobre problemas químicos na indústria como instrumento de aprendizagem ativa
   Carla Eliana Todero Ritter
Equipamento didático de laboratório para engenharia: aeropêndulo
   Rodrigo Yoshio Sano, Wellington Batista Longa, Julio Carlos Teixeira, Magno Enrique Mendoza Meza
ST02 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S202 (14h30 - 16h10)
Moderador: Alexandre Atanes de Jesus
Análise da implantação do projeto integrador no curso de engenharia da computação
   Edson Pedro Ferlin, Douglas Oliani
Ensino de física na engenharia: uma proposta pedagógica
   Claudio Fernando Rios, Gabriel Abreu Mussato
Protótipo para estudo de controle de nível utilizando a plataforma Arduino
   Accacio Ferreira dos Santos Neto
Desenvolvimento de um protótipo didático para ensino de controle automático: motor taco-gerador
   Accacio Ferreira dos Santos Neto, Daniel Henrique Calado SIlva, Sâmia Melo Rogel
ST03 - Interação entre cursos de Engenharia e o ensino médio
Sala A1-S203 (14h30 - 16h10)
Moderador: Marcelo Modesto da Silva
Interação entre os cursos de engenharia e o ensino médio: a busca pela desfragmentação do conhecimento
   Ana Regina de Aguiar Dutra, Anelise Cubas, Elisa Helena Moecke, Ivete Rossato, Rachel Faverzani Magnago
Despertando o interesse pela engenharia: o ensino do desenho geométrico no ensino médio, com a utilização de softwares
   Armando Pereira Loreto Junior
ASTROEM II contribuições para a formação interdisciplinar na engenharia aeroespacial da UFABC e iniciativas para despertar o interesse de alunos do ensino médio para os cursos de engenharia
   Igor de Almeida Lemos, Nícolas Wiegerinck Fekete, Wesley Góis, Cláudia Celeste Celestino
ST04 - Temas transversais na educação em Engenharia
Sala A1-S204 (14h30 - 16h10)
Moderador: Cristina Autuori Tomazeti
Educação em engenharia: uma breve análise a partir do diretório dos grupos de pesquisa no Brasil
   Ligia Cristina Bitencourt, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
Experiência interdisciplinar através de temas transversais na graduação de engenharia química
   Marcus Vinícius Lisboa Motta, Lucas Antônio Silva Silveira, André Luiz Perazzo Amaral
Desenvolvimento de práticas laboratoriais para integração dos conhecimentos transversais
   Petrônio Júnior, Caroline Rayane Saldanha de Siqueira, Gabriel Danilo Silva Matos, Henrique Luan Gome Pereira Braga, Jéssica Newar Vaz Santos, Nancy Tainara Lima Silva, Valdely Lopes de Melo Junior
Desenvolvimento de um viscosímetro Saybolt Furol em temperaturas variadas, utilizando o conceito da ABP na disciplina de instrumentação eletrônica
   Alex Ferreira Moreira, Nicolas Demetrius da Silva, Deivison Lima da Silva, Auriclécio Patrezzi Limeira da Silva, Victor Ramon França Bezerra Souza, Francisco Emanoel Ferreira de Almeida, Ademar Gonçalves da Costa Junior
Presença de linearidade em estudos de engenharia mecânica
   André Luis Pinto, Hélio de Souza Queiroz, Pablo A. Tavares, Ricardo Wobeto
ST05 - Retenção, evasão e o impacto das ações afirmativas nos cursos de Engenharia
Sala A1-S205 (14h30 - 16h10)
Moderador: Regis Reis
Estatística: uma disciplina em serviço na engenharia elétrica
   Maria Inez Rodrigues Miguel
Diferenças de gênero na carreira profissional: um levantamento com estudantes de engenharia e do ensino médio em Uberaba/MG
   Lauro Osiro, Isabela Rodrigues Nardi
Introduzindo programação de computadores e PBL com Python e App Inventor
   João Pedro Pereira de Cerqueira Cardoso, Lucas Conceição Morais, Carlos Alberto Rodrigues, Roberto Almeida Bittencourt
Uma proposta de utilização do simulador V-REP como um laboratório virtual em disciplinas do ciclo básico dos cursos de engenharia
   Ricardo Teixeira da Silva, Sergio Campello Oliveira
Colaboração do curso de química elementar, no programa de nivelamento da Universidade Federal do Pará, para o desempenho dos discentes nos estudos
   Raimundo de Oliveira Costa Jr, Marcos Eduardo Castro Cordeiro, Eneas Pinheiro Neto
ST06 - Temas diversos
Sala A1-S206 (14h30 - 16h10)
Moderador: Mario Francisco Guerra Boaratti
Projeto linus bot: a metodologia PjBL na inserção dos novos alunos no curso de engenharia elétrica
   Isabelle Miranda Guimarães, Mariane Ferreira Martins, Thiago Sampaio, Francisco José Gomes
Tradições construídas com o congresso de engenharia ciência e tecnologia e os resultados de nove anos de uma jornada científica desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas
   Jessika da Rocha Silva, Luiza Rodrigues Meira de Miranda, Davisson Costa Galindo, Felipe Pedrosa de Lima, Renata de Queiroz Barbosa, Zabele Lais Lyra Mendonça, Walnia Daysiane Silva Medeiros
Desenvolvimento de software para HP 50G, como ferramenta de ensino na área de estruturas do curso de engenharia civil
   Luiz Antonio dos Reis, Luiz Sérgio Teixeira Franco Junior, Simone Siqueira dos Reis
Empreendedorismo, inovação e educação: estratégias do IFRJ para pólo tecnológico em engenheiro Paulo de Frontin
   Ursula Maruyama, Rodney C. Albuquerque, André Brazil, Paloma Martínez Sánchez
Participação em cursos de pós-graduação: comportamento dos engenheiros civis formados pela UFRGS entre 2006 e 2012
   Carin Maria Schmitt, Ana Luiza Raabe Abitante
ST07 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S201 (16h30 - 18h10)
Moderador: Claudio Rodrigo Torres
Aplicação de conceitos físicos e matemáticos em dinâmica de rotores: estudo de um rotor de Laval
   Aline de Almeida Soares, Gilberto Machado da Silva
Ferramenta de ensino baseada em game engine para o estudo e simulação de reações e propriedades físicas de estruturas
   Gustavo Magalhães Tercete, Rodrigo Paes Pereira Corte Real, Rodrigo Filev Maia
Utilização da plataforma ESO para o ensino de física i em cursos de engenharia
   André Oakes de Oliveira Gonçalves, Ramon Teodoro do Prado
Avaliação do desempenho no curso "cálculo zero" dos recém-ingressos no curso de engenharia civil na Universidade Federal do Pará
   Israel Gonçalves Batista, Diego Cardoso Coelho, Felipe Ramos Oliveira
Laboratório de ondas eletromagnéticas com a utilização de realidade aumentada
   Sérgio Luiz Schubert Severo, Nathan Jandt Amaral, Braian Kaiser Zanini
ST08 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S202 (16h30 - 18h10)
Moderador: Alexandre Atanes de Jesus
Modelamento e análise de sistema de vazão de fluido aplicado a uma planta didática de baixo custo
   Paulo Roberto Brero de Campos, Miguel Antonio Sovierzoski
Project-based learning como metodologia ativa de ensino na engenharia biomédica
   John Paul Hempel Lima
Métodos de ensino da disciplina PCC3100 representação gráfica para projeto: flipped classroom e project based learning
   Karina Gonzaga Kubo, Brenda Chaves Coelho Leite
Criação de um programa de mentoring para melhoria da formação de engenheiros de produção em uma região industrial
   Maria da Glória Diniz de Almeida
ST09 - Interação entre cursos de Engenharia e o ensino médio
Sala A1-S203 (16h30 - 18h10)
Moderador: Denise Consonni
Inclusão da disciplina gestão ambiental no currículo do curso técnico de edificações e sua interação com a graduação de engenharia civil
   Haroldo Pereira Gomes, Antonio Carlos Miranda, Pedro Miguel F.M. Arezes, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, Salvador Carlos Pires Ribeiro, Mauro Barros da Silva
Sistema solar fotovoltaico didático para bombeamento de água
   Gabriela de Oliveira Bandeira, Fabiana Karla de O. M. Varella Guerra
Disseminando a ciência e a tecnologia na sala de aula com o projeto "citec"
   Simone Hack da Silva Koch, Ronaldo do Espirito Santo Rodrigues, Fernanda Vargas e Silva
Caracterização química dos sedimentos de uma área alagada natural na região fluvial da Represa Billings - (São Paulo/SP)
   Ana Carolina Ricardo da Costa, Tatiane Araújo de Jesus
ST10 - Temas transversais na educação em Engenharia
Sala A1-S204 (16h30 - 18h10)
Moderador: Ricardo Gaspar
Curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2006 e 2012: perfil dos formados
   Carin Maria Schmitt, Ana Luiza Raabe Abitante
Elaborando pistas para o aprimoramento da formação em engenharia de manufatura oferecida pela UNICAMP
   Paula Garcia Magalhães Melo, Rafael de Brito Dias, Peter Alexander Bleinroth Schulz, Daniel Rodrigo Leiva
Processos colaborativos na aprendizagem da geometria descritiva para o curso de engenharia civil
   Ana Cláudia Rocha Cavalcanti, Flávio Antonio Miranda de Souza
Diagnóstico da visão de alunos ingressantes no curso de engenharia civil da Universidade Nove de Julho a respeito de questões ambientais
   Lana Cristina dos Santos, Alex Ribas Cezar, Paulo Roberto Lima Bezerra, João Alexandre Paschoalin Filho, Eliane da Silva Sobral, Giselle Waldtraut Mathes Orciolli Pires
O ensino e a aprendizagem do sistema de posicionamento global (GPS) no curso de engenharia civil
   Pedro José da Silva, Ebert Vinicius Terrado Mecate, Bruna Loro Ferraz
ST11 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S205 (16h30 - 18h10)
Moderador: Regis Reis
Experimentos para o ensino de arquitetura de software na escola politécnica da USP
   Renato Manzan de Andrade, Paulo Sérgio Cugnasca, Reginaldo Arakaki
Reduzindo dificuldades em introdução à programação em um curso de engenharia de computação através de ambiente lúdico Scratch
   João Paulo Santos Sena, Mirela dos Santos Rios, Washington Pagotto Batista, David Moises Barreto dos Santos, Roberto Almeida Bittencourt
Aprendendo programação orientada a objetos com uma abordagem lúdica baseada em Greenfoot e Robocode
   Clêison Simões dos Santos, Allen Hichard Marques dos Santos, Suenny Mascarenhas Souza, David Moises Barreto dos Santos, Roberto Almeida Bittencourt
Utilização do Arduino como ferramenta para auxiliar o aprendizado de comunicação de dados nos cursos de engenharia
   Caio Raveli Freitas Barbosa, Maria Karine Santana Ferreira, Stéphanie Alencar Braga, Kilvia Maria Viana Avila, Fábio Alencar Mendonça
Crianças brincando: uma ferramenta para o auxílio na aprendizagem de programação concorrente
   Stéphanie Alencar Braga, Hugaleno da Costa Bezerra, Fernando P. Garcia
ST12 - Temas diversos
Sala A1-S206 (16h30 - 18h10)
Moderador: Mario Francisco Guerra Boaratti
Desempenho acadêmico de estudantes cotistas: cursos de graduação do Campus Curitiba da UTFPR
   Carlos Alberto Dallabona
Desempenho do aluno de engenharia em disciplinas do ciclo básico: PROUNI é fator de proteção, mas turno noturno e ensino médio em escola pública são fatores de risco para reprovação
   Alisson Arcano Passos, Daniela Santiago Dias Araújo, Felipe Coelho Vieira, Gabriel Bandeira Tofani, Renata Maria de Jesus, Sandy Luiza Martins de Oliveira, Lucas Felipe Silva, Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto
Os cursos de engenharia na modalidade EaD e presencial: proposta de cursos na área de computação, produção e elétrica
   Edson Pedro Ferlin, Neil Franco de Carvalho
A formação de professores de engenharia para atuação no ensino superior
   Jhonnes Alberto Vaz, Irene Jeanete Lemos Gilberto
Quarta-feira, 09 de setembro de 2015
MPA01 - Temas diversos
Térreo do Bloco Alfa 1 (12h30 - 18h10)
Moderador: Douglas Lauria
Sweappers for Readers (IFCE-Fortaleza)
   Professor orientador: Cassandra Ribeiro Joye
   Alunos: Alessandra Lino Cavalcante, Francisca Joamila Brito do Nascimento, Francisco José Araújo Chaves Souza, Gracyane Ferreira de Oliveira
Veículo elétrico protótipo para competições de eficiência energética (CEUN-IMT)
   Professores orientadores: Éd Cláudio Bordinassi, Sérgio Ribeiro Augusto
   Alunos: Felipe Rodrigues Simões, Leone José Angeli Júnior, Rodrigo de Marca França
Ferramenta de ensino baseada em game engine para o estudo e simulações de reações e propriedades físicas de estruturas (FEI)
   Professor orientador: Rodrigo Filev Maia
   Alunos: Gustavo Magalhães Tercete, Rodrigo Paes Ferreira Corte Real
Medidor de consumo de energia - projeto sustentável (FUTO)
   Professor orientador: Keytiane Iolanda Moura
   Alunos: Aglene Xavier, Darana Abreu , Isaque Alcântara, Thais Gonçalves, Whesley Keller
Unidade auxiliar de propulsão subaquática (CEUN-IMT)
   Professor orientador: Joseph Y. Saab Jr.
   Alunos: Fábio Aguera, Lucas Rebelo , Renato Fusco, Rogério Pires
Drone Quadrirotor (FASB)
   Professor orientador: Waldri dos Santos Oliveira
   Aluno: Fábio Zandona Anacleto
SC01 - Temas diversos
Térreo do Bloco Alfa 1 (14h30 - 18h10)
Moderador: Andre Luiz Perin
Avaliação das estratégias de ação experimental na disciplina de química por estudantes de engenharia
   Carla Eliana Todero Ritter
As qualidades da engenharia, e dos engenheiros atuantes no cenário de desenvolvimento e construção do Brasil
   Pedro José da Silva
Aulas invertidas e fóruns de discussão aplicados no aprimoramento do aprendizado de sistemas eletrônicos avançados
   Valtemar Fernandes Cardoso, Antonio Carlos Seabra
O design thinking na educação em engenharia da UNIVESP: possibilidades de aprendizagem ativa
   Edison T. Oliveira, Elizabete B. M. Gara, Nadia R. Pirillo, Monica C. Garbin, Waldomiro P. D. C. Loyolla
Aspectos do desenvolvimento de redes de sensores para caracterização de uma turbina eólica vertical
   Júlio César Penereiro, Guilherme de Souza Araújo
Estratégia de desenvolvimento de software interativo com Ginga-NCL para TV digital
   João Vitor Carvalho de Melo, Iann Vicari Mascarenhas, Geiza Caruline Costa, Celso Setsuo Kurashima
A transição ensino médio-ensino de engenharia na perspectiva do aprendizado de matemática: um diagnóstico sob a ótica do estudante
   Elenilton Vieira Godoy, Fábio Gerab
Linguagens web e sua importância para alunos de engenharia
   Thais de Alencar Aquino, Breno da Silva Lemos
Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula
   Breno da Silva Lemos, Nivaldo Teixeira Filho, Thais de Alencar Aquino, Mauro Oliveira, José Eduardo Souza Bastos, Sebastião Elvis Gomes
Projeto de um gerador de sinais, utilizando o conceito de instrumentação virtual, baseado em LabVIEW
   Brunna Santana de Vasconcellos, Ademar Gonçalves da Costa Junior
Chamada CNPq/Vale S.A. Nº 05/2012 - um projeto: contribuição da matemática no ensino médio para despertar o interesse pela graduação em engenharia
   Custódio Thomaz Kerry Martins
Aplicação de servidor web embarcado em controlador lógico programável para monitoração e diagnóstico em redes industriais - Profinet e Profibus DP
   Vitor Alexandre Santos
Sistema web para monitoramento de projetos baseado na utilização do gráfico de Burndown
   Thais de Alencar Aquino, José Alexandre Castro Bezerra Filho, Breno da Silva Lemos
Biorremediação vegetal com fossa verde como alternativa para o tratamento do esgoto domiciliar em comunidades rurais de municípios do alto sertão alagoano
   Luciana da Rocha Melo Guerra, Antônio Pedro de Oliveira Netto, Mário Rodrigues Pereira da Silva, Rosivania Ferreira da Silva
Laboratório de desenvolvimento de ideais: possibilitando a colaboração das engenharias e arquitetura para a criação de novos projetos
   Adam Hugo Reis Sousa, Daniel Breno Guiomarino Menezes, Joel Alison Ribeiro Carvalho, Gervasio P. S. Cavalcante, Maria Emilia de Lima Tostes, Marlice C. Martelli, Yan S. Silva
A robótica educacional e sua contribuição para as escolas públicas
   José Torres Coura Neto, Euler Cássio Tavares de Macêdo, Nady Rocha
CNC aberto baseado em PC: uma aplicação no ensino de engenharia por meio de projetos integradores
   Lucas D. P. Feliciano, Aurélio da Costa Sabino Netto, Felício J. Gesser
Uma análise dos elementos de resumos de artigos científicos sobre engenharia química
   Amanda Karen de A. Oliveira, Giovanni Bruno F. Ferraresso, Guilherme M. Bortoletto, Lorena L. D. Lara, Rachel L. de M. Furtado, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
Avaliação: da aprendizagem ou do ensino? Um método quebrando paradigmas
   Jose Antonio Colvara de Oliveira, Maria Luiza Menna de Oliveira
O componente curricular denominado projeto integrador: uma inovação para o ensino do curso de engenharia de produção do Centro Universitário de Patos de Minas
   Felipe Frederico Oliveira Silva, Fabio de Brito Gontijo, Kassiana Luiza Pedralli Dallariva, Renato Bernardes Dias, Wender Daniel Silva
Proposta experimental para estudo de transformadores elétricos na engenharia pela comparação entre bobinas com núcleo de ar e ferro
   Fabiana da Silva Podeleski, Lorenzo Campos Coiado, Luiza Higino Silva Santos, Alexandre de Assis Mota, Lia Toledo Moreira Mota
Sistema de irrigação autônomo e auto-suficiente utilizando energia solar
   Cesar Renno Goncalves, Leandro Filiagi Machado, Alexandre de Assis Mota, Lia Toledo Moreira Mota
O Fluidsim como software educacional em disciplinas de hidráulica e pneumática
   Waleska Feitoza de Oliveira, Saulo M. Maia, Daniel N. S. Cavalcante, Augusto M. D. Matias, Maria Karine Santana Ferreira, Renata Rodrigues Barboza, Jamilly Cristina Sousa, Glendo F. Guimarães
Atividades complementares enquanto planejamento e autogestão de carreira
   Joseuda Borges Castro Lopes
Avaliação e proposta de adequação ao PROCEL das instalações elétricas de central de aulas
   Everton de Oliveira Sarmento, Camila Pires Gouveia Guedes, Jonas Agápito Rodrigues de Medeiros e Oliveira
Análise da eficiência do simulador EMSO para o ensino de engenharia das reações químicas
   Wildson Ursulino Leite, Thalyne de Almeida Ferreira Rocha, Bruna Lima Véras, Alice Maria Almeida Félix, Wagner Roberto de Oliveira Pimentel
Uma aula prática de química desenvolvida pelos próprios alunos de graduação
   Francine Valenga, Eliane Siqueira Razzoto, Angela Crisitina Raiomindi, Fulvy Antonella Venturi Pereira, Maria Inês Bogish, Carlos Alves de Oliveira
Controle automático de luminosidade de ambientes e alarme com trava eletrônica, aplicados a sistemas residenciais, utilizando rede Zigbee e Arduino
   Afonso José de Sousa Júnior, Douglas Fernandes Barbosa, Ademar Gonçalves da Costa Junior
Desenvolvimento de ferramentas didáticas avançadas utilizando técnicas de monitoração estrutural e instrumentação virtual
   Andrey Palmeira Oliveira, Heitor Barros Pereira Palmeira, Marcelo Anthony Leahy Santos, Pedro Henrique Rios Silveira, Wayne Santos de Assis
Análise das atividades de monitoria da disciplina introdução à programação do DSC/UFCG
   Diego da Silva Barbosa, Giuseppe di Giuseppe Deininger, João Lucas Peixoto Medeiros, Juliana Amorim Dias de Oliveira, Marcus Salerno de Aquino, Monaliza Correa Sobreira da Silva, Yuri Loia de Medeiros
Protótipo de um motor eletrostático, utilizando materiais reciclados do cotidiano como fonte de alta tensão em corrente contínua
   Arle Costa Vieira, Marcus Vinícius Miranda de Oliveira, Vicente Ferrer Pureza Aleixo
Estratégias de aprendizagem: o uso de metodologias ativas em aulas de geometria analítica
   Waléria Adriana Gonçalez Cecílio
Por que se estudar robótica: uma experiência do Campus São Mateus
   Pedro Paulo Piccoli Filho, Tiago Zanotelli, Cleidson Oliveira da Silva, Thiago Rafalski Maduro, André Silva, Gledson Melotti
Métodos experimentais: interpretando medições, projetando experimentos e elaborando relatórios técnicos em engenharia
   Denise Consonni, Julio Carlos Teixeira
Projeto de antenas planares e circuitos de microondas usando fita condutora
   Sérgio Antenor de Carvalho, Elvio Cesar Giraudo, Marciel Barros Pereira, Valquíria Lima Bessa
O "cálculo zero" como diferencial de desempenho dos alunos de engenharia civil na disciplina cálculo I
   Felipe Ricardo Farias de Sousa, Diego Cardoso Coelho
Engenharia e gênero no cenário de ciência e tecnologia do estado de Santa Catarina: um olhar sob a perspectiva CTS
   Luciana Flôr Correa, Walter Antonio Bazzo
Engenharia civil x arquitetura - competências semelhantes, didáticas distintas
   Bruno B. F. da Costa, Suellen C. B. da Costa
Aplicação de abordagem P²BL para ensino de controle processos utilizando comunicação entre ambiente Scilab e plataforma Arduino
   Marlon José do Carmo, Daniel Pinheiro Teixeira, Natana de Almeida Carvalho
Projeto-piloto para a avaliação continuada da adoção de cotas no ensino médio e técnico integrado do CEFET-RJ
   Ursula Maruyama, Sidney Teylor de Oliveira, José Cláudio Teixeira, Emanuel Sandro de Brito, Beatriz Puga dos Santos, Thiago Abrahão Pietroluongo Esteves
Projeto de regulador de temperatura com Arduino para aprendizagem ativa em engenharia biomédica
   Flavia de Cássia Martins Ribeiro, Kamilla Paixão Castro, Tiago Gabriel Gomes Santos, Jaqueline Rodrigues de Oliveira, Adonis Ferreira Raiol Leal
SP01 - Temas diversos
Tenda (14h30 - 18h10)
Moderador: Wesley Góis
O uso do software Optisystem na compreensão dos conceitos de atenuação, amplificação e diagrama de olho no ensino de comunicações ópticas
   Luis Paulo de Sousa Costa, Daniel N. S. Cavalcante, Maria Karine Santana Ferreira, Robert Marques Oliveira, Mayrla K. S. Arruda, Tiago M. Pessoa, Renata Rodrigues Barboza, Glendo F. Guimarães
Proposta de placa didática com múltiplas aplicações utilizando o software Proteus como ferramenta de apoio no ensino de eletrônica
   Guilherme M. Medeiros, Daniel N. S. Cavalcante, Luana Samara Paulino Maia, Robert Marques Oliveira, Luis Paulo de Sousa Costa, Tiago M. Pessoa, João Isaac Silva Miranda, Francisco Roberto O. Silva
Orientação profissional para alunos de ensino médio em engenharia
   Marcus Vinícius Lisboa Motta, André Luiz Perazzo Amaral
Investigação de manifestações patológicas em sistemas estruturais de edificações públicas: estudo de caso na Universidad de Sevilla (Espanha)
   Juliana Furtado Arrobas Martins, Tatiane Boisa Garcia, Nathália Campos Rodrigues, Cesar Fabiano Fioriti
Desenvolvimento de kit de ensino para conceitos de química e engenharia: vantagens para interdisciplinaridade
   Maria Lucia Pereira da Silva, Walter Pichi jr., Daniel Couto Gatti
Acionamento de conversor CC-CA de 7 níveis utilizando comunicação bluetooth através de sistema Android para ensino laboratorial
   Laio Oriel Seman, Luiz Carlos Gili, Sérgio Vidal Garcia Oliveira
Ambiente virtual de gestão para aprendizagem orientada por projetos
   Laio Oriel Seman, Giancarlo Gomes
Utilização da ferramenta Lingo no ensino de pesquisa operacional na engenharia: aplicação no problema de transporte de concreto por caminhões
   Alexandre Massaneiro Luciano, Felipe Soares Tiburcio, Christiane Wenck Nogueira Fernandes, Silvia Lopes de Sena Taglialenha
Manifestações patológicas em edificações públicas de ensino da cidade de Sevilla (Andalucía - Espanha) e Presidente Prudente (São Paulo - Brasil)
   Tatiane Boisa Garcia, Nathália Campos Rodrigues, Juliana Furtado Arrobas Martins, Cesar Fabiano Fioriti
Análise do comportamento de estruturas em protótipos de escala reduzida
   Catarine Marie Breda, Ricardo Gaspar, Leandro Mouta Trautwein
Desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão (POP's) para o uso de equipamentos do laboratório de tratamento de minérios do departamento de engenharia de minas/UFOP
   Pedro Lincoln Oliveira, Marília Ribeiro Santiliano, Érica Linhares Reis
Análise linear unidimensional via método dos elementos finitos
   Alessandro Teixeira de Faria, Érika Patrícia Dantas de Oliveira Guazzi, Giovani de Madureira Alves Sobrinho
Aplicação de um protótipo do atuador planar de indução para o ensino de eletromagnetismo em cursos de engenharia
   João Mota Neto, Leandro de Medeiros Sebastião, Giovanna de Lorenzi Canever, Oswaldo Hideo Ando Junior, Lirio Schaeffer
Desenvolvimento de uma guia linear com controle eletrônico analógico de posicionamento em malha fechada
   Carolini de Souza Pocovi, Matheus Souza dos Santos
Elaboração de resumo para artigo técnico-científico: orientações gerais
   Caio G. Atencio, Gabriela A. P. Mendes, Isabely Cristina L. dos Santos, Jamylle P. Hilal, Lorena de M. J. Gomes, Maria Elizabete V. Santiago, Renata dos Santos
Produção de trabalhos acadêmicos: um estudo sobre a elaboração de resumos
   Jayme J. Andretta Neto, Henrique M. de S. Fernandes, Ana Clara V. M. Cruz, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
Um relato de experiência na Faculdade de Tecnologia Termomecanica
   Fabio Rubio, Lucas Pinto Gomes, Nilson Y. Tamashiro
Funções animadas: um projeto de trabalho em pré-cálculo
   Roselice Parmegiani
A relevância da estruturação do resumo em um artigo técnico-científico
   Caio H. F. Faria, Gabriel A. Viterbo, Leticia P. C. Nasser, Mylena C. R. de Jesus, Sarah M. de Carvalho, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
Desenvolvimento de uma plataforma educacional para estudos da radiação solar visando o uso da energia fotovoltaica
   Érika Paula Alves Ferreira, Hudson A. Jesus, Júlio C. Santos, Ronaldo de Oliveira Zanetti Mendes, Saulo V. Silva, Flávio Lima, Gilvandson C. Cavalcante
Experiências da extensão universitária voltada para a capacitação em construção civil
   Nílberte Muniz de Sousa, Yago Lima Diniz, Walter Ladislau de Barros Ribeiro, Amandio Pereira Dias Araujo
Kit educacional em robótica para estimular os estudantes de engenharia
   Keila Silva dos Santos, Gustavo Oliveira Cavalcanti
Utilização de objetos de aprendizagem para análise de circuitos: o que há de novo?
   Thiago Vasconez, Andréa Cantarelli Morales
Introdução ao Arduino como forma de incentivo às ciências exatas e naturais
   Klayton Marcondes Ferreira, Marcos Renan dos Santos Fialho, Rebeca do Nascimento Pinto Lima, Wellington da Silva Fonseca, Allender Dyllean da Silva Campos
Análise entre perspectivas de alunos e programa de disciplina de graduação - um estudo de caso
   Vitor Neves Hartmann, André Garnier Coutinho, Tarcisio Antônio Hess-Coelho
Integração entre discentes ingressantes e formandos do curso de engenharia elétrica da UFPI em torno de um projeto de sustentabilidade
   Rejanne Alves de Melo, Antônio de Pádua Santos Amorim Junior, Matheus Benício de Castro Uchôa, Fábio Rocha Barbosa, Nelber Ximenes Melo, Marcos Antonio Tavares Lira
Aplicação da metodologia ABP na disciplina de microcontroladores no controle da velocidade de um motor CC, via wi-fi, utilizando plataforma Galileo
   Tulio Italo Oliveira de Medeiros, José Alisson Bezerra Soares, José Rodolfo Mendonça da Costa, Marcos Cavalcante Meira
Um exemplo do uso da ABP em uma pesquisa científica no IFPB - avaliação de desempenho de femtocélulas em ambientes indoor na rede 4G
   Tulio Italo Oliveira de Medeiros, Dannilo Kelson Matias Juvino, Kesia Santos, Erik Farias da Silva
Despertando o interesse das meninas do ensino médio pela engenharia de materiais
   Adriana Scoton Antonio Chinelatto, Adilson Luiz Chinellato, Selauco Vurobi Junior, Carolina Teixeira Silveira, Priscila Caillot Schoreder
Utilização de projeto como forma de avaliação para os cursos específicos de engenharias
   Maria Cecília Zanardi, Cláudia Celeste Celestino, Leandro Baroni
O uso do software GAMS como ferramenta de ensino em otimização de processos
   Bruna Lima Véras, João Inácio Soletti, Wildson Ursulino Leite, Ezequiel Maia Carneiro Filho
Introdução à robótica e estímulo à lógica de programação no ensino básico utilizando o kit educativo LEGO® MINDSTORMS
   Braian Konzgen Maciel, Sandro Darcy Gaubert Mattos, Vinicius Menezes de Oliveira, Ygor Quadros de Aguiar, Luciane Baldassari Soares
Utilização da instrumentação virtual como ferramenta educacional no ensino de engenharia
   Jaidilson Jó da Silva, Diego Roberto Santos de Oliveira, Angelo Perkusich, Jose Sergio da Rocha Neto
Simulação de redes VoIP utilizando o software Packet Tracer como ferramenta didática auxiliando o ensino de redes de comunicações
   Tiago M. Pessoa, Daniel N. S. Cavalcante, Luis Paulo de Sousa Costa, Hilton A. Pinho, André F. Oliveira, Kelvia A. Fragoso, Kilvia Maria Viana Avila, Matheus F. M. Muniz
Atividades interdisciplinares para futuras "meninas engenheiras"
   Roselice Parmegiani
Meninas do ensino médio nas engenharias da UNESP/FEB
   Maximiliano dos Anjos Azambuja
Meninas estudando ecoeficiência aplicada à engenharia
   Lara Moreira de Souza Farias, Francisco Patrick Araújo Almeida, Marilene Rego dos Santos, Micaelly Steffane Oliveira da Silva, Ana Carla da Silva Ernesto, Leticia Kelly Souza dos Santos
Aplicação do Arduino para o aprendizado de conversões de medidas
   Saulo Joel Oliveira Leite, Klayton Marcondes Ferreira, Rebeca do Nascimento Pinto Lima, Wellington da Silva Fonseca, Allender Dyllean da Silva Campos
Proposição de uma metodologia de ensino do método cascata para implementação de circuitos pneumáticos
   Gabriel Augusto G. Zinato, Eduardo José Lima II
Incorporação da engenharia no currículo do ensino médio por meio de feiras de ciências e tecnologia
   José Ricardo L. de Almeida, Marly M. Campos, Cristiana M. Assumpção, Franco A. L. Ramunno, Paulo E. Barbosa, Cássia Silveira de Assis
Aplicação da análise discriminante linear na investigação de um instrumento avaliativo: avaliando a gestão acadêmica nos cursos de engenharia segundo a visão dos seus docentes
   Thiago Iachiley Araújo de Souza, Albano Oliveira Nunes, Wagner Bandeira Andriola
Combatendo a evasão através do protagonismo estudantil - o projeto Matebase para estudantes de engenharia têxtil na UTFPR - Campus Apucarana
   Cauê Pedrosa Udorisse, Ariel Colaço de Oliveira, Felipe Derewlany Gutierrez, Giuseppe Marquezi Luppi, Maurício Nórcia de Souza Filho, Fabricio Kurman Merlin
ST13 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Anfiteatro B-A002 (14h30 - 16h10)
Moderador: Murilo Zanini de Carvalho
Uso do PowerPoint para a aplicação de provas
   Paulo Cesar da Costa Pinheiro, Rita de Paula Lopes
Desenvolvimento de uma plataforma computacional integrada para o ensino de controle de processos
   Rafael Rocha da Silva, Pablo F.C. de Marinho, Raony M. Fontes, Marcio Andre Fernandes Martins
Aplicações didáticas do comissionamento virtual
   Flavio da Cruz, Fabiano Luizon Campos, Danillo Sândalo Rocha, Mauro Sérgio Juarez Caceres
Implementação de microcontrolador com arquitetura Harvard em FPGA
   Paulo Alexandre Martin
Integração entre FPGA e microcontrolador como atividade didática
   Paulo Alexandre Martin
ST14 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S202 (14h30 - 16h10)
Moderador: Marcia Aparecida Sartori
Metodologia ativa de aprendizagem para física básica em cursos de engenharia
   Eliane de Fátima Chinaglia, Roberto Baginski Batista Santos
Inclinação de painéis solares em Ouro Branco - MG
   Márcio César Sá Albuquerque, Jader Vinicius Barbosa, Marcos Oliveira Dantas, Mariana Garabini Cornelissen Hoyos
Projeto e construção de um abrasômetro tipo roda de borracha
   Danielly Silva Martins, Hebert Santos Cavalcante, Kamila D. Bernardes, Welliton P. Silva, Douglas N. Garcia
Reflexos do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino do conceito de curvas de nível
   Éwerton Veríssimo da Silva, Alexandra Chaves Braga, Saulo André dos Santos
Percepção dos alunos a respeito de uma atividade utilizando o método Jigsaw de aprendizagem cooperativa
   Eloiza Gomes, Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini
ST15 - Análise de intervenções pedagógicas em cursos de Engenharia
Sala A1-S203 (14h30 - 16h10)
Moderador: Rodrigo Cutri
Experiencia en la enseñanza y aprendizaje de la representación gráfica en la ingeniería civil utilizando modelos a escala (maquetas)
   Christian Varhen, Gerardo Chang
Matemática básica nos espaços sociais da web 2.0 - desafios e possibilidades
   Simone Leal Schwertl, Claudia Renate Ferreira
Análise do conceito de campo elétrico em um livro utilizado no ensino superior de engenharia
   Graciela Paz Meggiolaro, Antonio Vanderlei dos Santos
Análise da influência das características idade, ano de ingresso e curso na receptividade de discentes de engenharia quanto à métodos ativos de aprendizagem
   Laura Amâncio Rezende, Morun Bernardino Neto, Humberto Felipe Silva
ST16 - Desenvolvimento e inovação tecnológica e o impacto na Educação em Engenharia
Sala A1-S204 (14h30 - 16h10)
Moderador: Fabio Gerab
A participação dos alunos do curso de engenharia química da Universidade de Ribeirão Preto no programa ciência sem fronteiras
   Carmen Silvia Lopes, Vanessa Bonini Panico, Edson Walmir Cazarini
O engenheiro e sua contribuição para a competitividade
   Carla dos Santos Macedo Paes, Cristina Gomes de Souza
Proposta de um equipamento didático para o ensino das tecnologias de acionamento elétrico envolvidas no controle do movimento linear
  Anelise Bevilaqua Klein, Isac de Souza Campos, Irê Thomas Luersen, Frederico Eduardo Reales Laiño, Tatiane Tyemi Tiba, Volnei Resena Junior, Nelso Gauze Bonacorso, Vinicius Vasconcelos Maurente
Diagnóstico das atuações e expectativas dos egressos do curso de engenharia de controle e automação do CEFET-MG Unidade Leopoldina
   Thiago Chagas Grilli, Katalin Carrara Geocze
ST17 - Iniciação científica nos curso de Engenharia
Sala A1-S205 (14h30 - 16h10)
Moderador: Everson Denis
A derivada em livros didáticos de cálculo diferencial e integral
   Vinícius Aranda, André Luis Trevisan
Estudo dos resíduos de vidros incorporados em materiais compósitos
   Marcus Vinícius Souza de Jesus
A simulação computacional como incentivo para o curso de engenharia
   Lilian Kátia de Oliveira, Flávia Cãno dos Santos, Márcia Durante de A. Cavalcante, Camila Louise Peixoto, Caroline Beatriz Molina, Ana Beatriz Raboni Ribeiro
A participação feminina na engenharia e no mercado de trabalho
   Lilian Kátia de Oliveira, Flávia Cãno dos Santos, Márcia Durante de A. Cavalcante, Camila Louise Peixoto, Caroline Beatriz Molina, Ana Beatriz Raboni Ribeiro
ST18 - Temas diversos
Sala A1-S206 (14h30 - 16h10)
Moderador: Edvaldo Luís Rossini
25 anos de E3 a empresa júnior da engenharia elétrica UNICAMP
   Thaísa Bull Patriani, Rose Landeira, Júlia Martinez Dias
Gerenciamento dos resíduos químicos gerados nas disciplinas experimentais da área de química do curso de engenharia de materiais do CEFET-MG
   Sidney Nicodemos da Silva, Lúcia Emília Letro Ribeiro, Jeannette de Magalhães Moreira Lopes, Raquel Rodrigues da Silva Machado, Guaísa Soares Dornelas da Silva
O programa de cursos de nivelamento da aprendizagem (PCNA/UFPA) e a questão quilombola: para além da política de acesso
   Alexandre Guimarães Rodrigues, José Benicio da C. Costa, Shirley Cristina Cabral Nascimento, Ana C. C. Gomes, Drilene N. C. Vieira
A escrita e a oralidade em cursos de engenharia: percepções dos alunos em duas disciplinas de formação básica
   Andréia Spessatto De Maman, Flávia Zanatta, Eliana Fernandes Borragini
O irm@o caçula atenua a evasão?
   Witã dos Santos Rocha, João Alberto Castelo Branco Oliveira, Pablo Rodrigo Fica Piras
ST19 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S202 (16h30 - 18h10)
Moderador: Carla Andrea Soares de Araujo
Mapeamento de curso de engenharia civil quanto ao desenvolvimento de projetos e atividades ativas
   Veronica Mariti Sesoko, Octavio Mattasoglio Neto
Planejamento e implantação de um programa de tutoria para dar suporte a um currículo de 1ª série com base em projetos, num curso de engenharia
   Hector Alexandre Chaves Gil, Octavio Mattasoglio Neto
A construção de um currículo de project-based learning: o currículo ideal e o currículo formal
   Octavio Mattasoglio Neto, Rui M. Lima, Diana Mesquita
Avaliação do processo de implementação de PBL num curso de engenharia informática em Moçambique: as percepções dos estudantes
   Tatiana Kovalenko, Vali Issufo, Ruben Moises Manhiça, Roxan Cadir, Rui M. Lima
Ferramenta de auxílio no dimensionamento de redes coletoras de esgoto
   Rafael Brito Durães, Luiz Gabriel Martins Correia, Elias Simão Assayag, Ellem Cristiane Moraes de S. Contente
ST20 - Análise de intervenções pedagógicas em cursos de Engenharia
Sala A1-S203 (16h30 - 18h10)
Moderador: Rodrigo Cutri
O ensino de engenharia e as práticas sociais de referência: estudo de caso sobre os conceitos de capacitância e capacitor
   Miguel Angel Chincaro Bernuy, Alberto Lopo Montalvão Neto, José de Pinho Alves Filho, Ubirajara Franco Moreno
Metodologia de desenvolvimento de ferramentas educacionais - análise para navegação reativa de robôs móveis
   Miguel Angel Chincaro Bernuy, Daniel Costa Ramos, Ubirajara Franco Moreno
Situações-problema envolvendo trigonometria para o ensino de matemática na engenharia
   Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri, Cristiane Antonia Hauschild, Karina Corbelini Britto de Azambuja, Lucas Favaretto
Análise da ação de monitoria de física fundamental I para uma turma de engenharia química noturno da Universidade Federal do Pará
   Marcos Lopes de Sousa Brito, Alexandre Guimarães Rodrigues
ST21 - Desenvolvimento e inovação tecnológica e o impacto na Educação em Engenharia
Sala A1-S204 (16h30 - 18h10)
Moderador: Marcia Aparecida Sartori
Construção de câmaras reverberantes em escala reduzida para aulas de acústica
   Gustavo da Silva Vieira de Melo, Wagner Santos, Gerardo Alves Nogueira Braga Neto, Ivan Picanço
Verificação do espaço de manobra de veículos em garagens em ambientes CAD - uma abordagem para o ensino de estruturas de concreto
   Daniel Boy Vasconcellos, João Pedro Lopes Oliveira, Kleos Magalhaes Lenz Cesar Jr
Desenvolvimento e utilização de um tomógrafo por impedância elétrica no complemento do ensino de disciplinas em cursos de engenharia biomédica
   Rafael J. R. S. Lucena, Emerson Alexandre de Oliveira Lima
Laboratório virtual didático de eletricidade e magnetismo
   Ana Claúdia Ribeiro Lemos, Kennya Resende Mendonça
Utilização de um hardware embarcado (Raspberry PI) usando programação em blocos (Scratch) para ensino de física em escolas secundárias e universidades
   João Carlos Lopes Fernandes, Marco Antonio Furlan de Souza, Everson Denis
ST22 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S205 (16h30 - 18h10)
Moderador: Eliane de Fátima Chinaglia
Avaliação do método PBL por calouros do curso de engenharia de computação da UEFS
   Carlos Alberto dos Santos Silva, David Moises Barreto dos Santos
Oficina PBL: uma análise da preparação de calouros de engenharia de computação para uso do método PBL
   Ana Luiza Barbosa de Moura, David Moises Barreto dos Santos
O ensino da estatística a partir de exemplos contextualizados nas áreas de interesse dos alunos
   Amilton Braio Ara
Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis como suporte ao desenvolvimento da lógica de programação
   Murilo Zanini de Carvalho, Marcelo Marques Gomes, Daniela Caio André Gomes, Roberto Scalco
Aula prática sobre coletor solar: bancada e roteiro de aula
   Paulo Cesar da Costa Pinheiro
ST23 - Temas diversos
Sala A1-S206 (16h30 - 18h10)
Moderador: Fabio Gerab
Formação de professores para o ensino superior e especificamente para as engenharias
   Luciana Guidon Coelho, José Aquiles Baesso Grimoni
Referencial teórico educacional: um desafio no ensino da engenharia
   Rubens Alves Dias
Acreditação acadêmica internacional - conceitos, processos e relevância no contexto dos cursos de engenharia no Brasil
   Claudia Kipka, Luciano Carstens, Alessandro Brawerman
A agricultura familiar do semiárido baiano como universo extensionista da formação de engenheiros
   Pablo Rodrigo Fica Piras, Diogenes Oliveira Senna
Uso de aprendizagem significativa, no ensino de física do eletromagnetismo
   Antonio Vanderlei dos Santos, Cláudio Felipe Tomm
Quinta-feira, 10 de setembro de 2015
MPA02 - Temas diversos
Térreo do Bloco Alfa 1 (12h30 - 18h10)
Moderador: Fabrizio Leonardi
Desenvolvimento de um Vant do tipo Quadrotor (IFCE-Fortaleza)
   Professor orientador: Rejane Cavalcante Sá
   Aluno: Bárbara Barros Carlos
Eletro Challenge (UFF)
   Professor orientador: Jacqueline Silva Pereira
   Aluno: Davi da Silva Brilhante
Projeto de de eficiência e controle em luminárias urbanas (FUTO)
   Professor orientador: Keytiane Iolanda Moura
   Alunos: Darana Abreu , Isaque Alcântara, Lucas Fernandes Almeida, Maurício José Teixeira, Sibely Pereira de Jesus
Irrigação inteligente (PUC Minas)
   Professor orientador: Thelma Virgínia Rodrigues
   Alunos: Damaris Cristina Ferreira Sena, Bárbara Gontijo e Silva
Tecnologia Assistiva para inclusão escolar e social de alunos: aplicação em escolas municipais do RJ. (CEFET RJ)
   Professores orientadores: Paulo Lucio Silva de Aquino , Sheyla Maria Rodrigues Moreira, Maristela Conceição Dias Siqueira
   Alunos: Allan Alegretti Maroder, Leonardo Farias de Souza, Diego Oliveira Azeredo Brandão, Priscila Caruso Marins
Projeto de Estação meteorológica remota com interface acessada pela Internet (CEUN-IMT)
   Professores orientadores: Wânderson de Oliveira Assis, Alessandra Dutra Coelho, Márcio Antônio Mathias
  Alunos: Bruno Veiga Lucas , Eduardo Luiz Bendilatti, Fábio Dias da Silva, Gustavo Belletti, Jonatan Marques dos Santos, Maurízio Guglielmi Fioretti, Rafael Silva Guerreiro, Gustavo Ponso Alves
Projeto Baja Mauá (CEUN-IMT)
   Professor orientador: Fernando Malvezzi
   Alunos: Eduardo Luis Cubas de Souza, Victor Correa Alves
SC02 - Temas diversos
Térreo do Bloco Alfa 1 (14h30 - 18h10)
Moderador: Mario Francisco Guerra Boaratti
Uma atividade experimental para o entendimento do conceito de viscosidade
   Matheus de Moura Sampaio, Marcos Vinícius Ferreira da Silva, Sofia Isabel Franco Subtil, Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Eduardo Norberto Codaro, Heloisa Andréa Acciari
Modelo estrutural qualitativo para análise de viga simplesmente apoiada protendida
   Paulo José Soares da Costa
Mobilização de conceitos de geometria analítica na engenharia elétrica: um levantamento inicial
   Sonia Pitta Coelho, Ana Maria Velloso Nobre, Gabriel Loureiro de Lima, Lydia Rossana Ziccardi Vieira
Mobilização de conceitos de Cálculo na Engenharia Elétrica: um levantamento inicial
   Gabriel Loureiro de Lima, Lydia Rossana Ziccardi Vieira, Ana Maria Velloso Nobre, Sonia Pitta Coelho
Projeto de uma touch screen didática usando sensores infravermelhos
   Suely Cunha Amaro Mantovani, Juliano Tymos Hernani
Desenvolvimento de um reservatório com chapas de cobre antimicrobiano para prevenção e controle de bactérias presentes na água
   Agnaldo Azzi, Caroline S. Sizenando, Lucas S. da Silva
Uso proativo da internet por alunos de um curso de engenharia de produção
   Gustavo dos Santos Sousa, Raquel Cymrot
A interdisciplinaridade em atividades de pesquisa com micro e nanomateriais e dispositivos miniaturizados
   Ana Neilde Rodrigues da Silva, Maria Lucia Pereira da Silva, Rogério Furlan, Esteban Fachini
Religação dos saberes no ensino de engenharia: primeiro passo
   Gustavo Ferreira Leonhardt
Utilização da ferramenta Solver no ensino de pesquisa operacional na engenharia: otimização do processo em uma marmoraria
   Ghislaine Testoni, Flavia Haweroth, Christiane Wenck Nogueira Fernandes, Silvia Lopes de Sena Taglialenha
Uma proposta de ensino de vetores desenvolvida em um ambiente de geometria dinâmica
   Tiago Estrela Oliveira, Monica Karrer
Projeto de uma bancada didática para ensaios mecânicos com rolamentos
   Antônio Carlos Marangoni, Daniel de Oliveira Bazoni, Felipe Cantisano Bizare, Vanderson César Maschio
Estratégia de ensino de sistemas de automação com controlador lógico programável (CLP) baseada em projetos
   Edilson Reis Rodrigues Kato, Celso Aparecido de França
Uma visão discente dos engenheiros professores
   Yuri Arruda Brito da Silva, Esly César Marinho da Silva
Diagnóstico preliminar de transformadores de potencial instalados em um bairro residencial de Teresina a partir da temperatura de operação
  Marcos Antonio Tavares Lira, Francisco Marcolino Rodrigues Filho, Ana Carolina Gonçalves de Carvalho, Nelber Ximenes Melo, Fábio Rocha Barbosa, Bartolomeu Ferreira dos Santos Júnior, Fabíola Maria Alexandre Linard
Pré-dimensionamento de pilares em concreto armado utilizando Grasshopper e sua aplicação no ensino de sistemas estruturais para arquitetura
   Vitor Dias Lopes Nunes, Kleos Magalhaes Lenz Cesar Jr, Joyce Carlo
Aplicação didática de software de simulação em eventos discretos para análise e otimização de eficiência energética em instalações residenciais
   Nelson Wilson Paschoalinoto, Jorge Antonio Giles Ferrer
Desenvolvimento de um aparato automatizado para obtenção de dados para demonstração didática do movimento retilíneo uniformemente variado
   Carolini de Souza Pocovi, Matheus Souza dos Santos
O uso da inovação tecnológica com dispositivos móveis para divulgação das informações no curso de engenharia
   Celso Aparecido de França, Robson Barcellos, Edilson Reis Rodrigues Kato, Flávio Yukio Watanabe, Osmar Ogashawara
As competências e habilidades presentes na Resolução CNE/CES 11/2002 como referência do modelo de competências na formação do engenheiro
   Renata Pellucci de Figueiredo, Adriana Maria Tonini
Cilindros de pressão abertos e fechados: um estudo do método de dimensionamento analítico
   Jéssica Santos Martins, José Manuel Rivas Mercury, Marcus Antônio Viana Duarte
O ensino do reuso da água na formação do engenheiro
   Barbara Fendrich, Marcílio A. F. Feitosa
Influência da escolaridade materna nos indicadores de saúde infantil na região metropolitana de Belo Horizonte - MG
   Fernanda S. Thebit, Marina C. Lobato, Priscila da Costa, Valéria Cristina Palmeira Zago
Provas do ENEM e o desempenho na disciplina de cálculo 1 nos cursos de engenharia: análise de possíveis relações
   Edinéia Zarpelon, Luis Mauricio Martins de Resende, Ednei Felix Reis, Fabio Edenei Mainginski, Ricardo Schwab Casimiro Carvalho
O uso da ABP na disciplina equipamentos elétricos - enfoque em disjuntores de alta tensão
   José Rodolfo Mendonça da Costa, Jéssica Pederneiras Moraes Rocha, Ronimack Trajano de Souza, Tulio Italo Oliveira de Medeiros
Comparação entre o método dos elementos finitos e o método dos elementos de contorno para problemas de calor
   Rodrigo Silveira Camargo, Walnorio Graça Ferreira, Carlos Friedrich Loeffler Neto
Casa inteligente - domótica como ferramenta de aprendizagem
   Hugo Augusto Marinho Moreira, Leonardo José Cavalcante Vasconcelos, Arquimedes José Araújo Paschoal
O ensino da ferramenta desdobramento da função qualidade (QFD)
   Ricardo Siebenrok Odorczyk, Maria do Carmo Duarte Freitas, Rosane Malacarne
Avaliação no ensino superior: crenças e vivências de professores e estudantes de engenharia
   Lenara Meneghel, Isolda Gianni de Lima
Central telefônica de baixo custo, uma ferramenta auxiliar no ensino prático de telefonia.
   Uriel Govinda, Cecília de Moura Costa, Michel Coura Dias
A questão da formação matemática dos discentes ingressantes nos cursos de engenharia da UERGS
   Marcos Kan Moori, Luciano Andreatta-da-Costa
O escritório de apoio ao pesquisador como facilitador para o desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas
   Leandro Rodrigues da Silva, Vagner Bernal Barbeta
Metodologia não destrutiva, baseada em medidas de tensão hall, para determinação de descontinuidades em um aço
   Rayssa Sousa de Andrade Toscano Lins, Edgard de Macedo Silva
Introdução à engenharia civil - relato de uma experiência prática
   Mara Cristina Detsch
Educação híbrida: reflexões para a inovação na educação em engenharia
   Marcos Jolbert Caceres Azambuja, José Aquiles Baesso Grimoni
Desenvolvimento de protótipos pelos alunos das fases iniciais da graduação como forma de amenizar o problema de evasão
   Giovanna Geremia Sponchiado, Augusto Salfer Devigili, Jardel Régis Teixeira, Bruno Bertoldi, André Bittencourt Leal
SP02 - Temas diversos
Tenda (14h30 - 18h10)
Moderador: Roberto Baginski Batista Santos
Análise do trabalho de conclusão de curso quanto aos seus objetivos e diretrizes
   Marcos Henrique Gomes, Eduardo Christiano Cecone, Fernando Gasi, Douglas Alves Cassiano
Aparato eletroquímico para solda elétrica: uma abordagem didática dos conceitos física e química
   Ricardo Botelho
Observação do letramento no ensino superior: um estudo com alunos ingressantes em engenharia
   José Tarcísio Franco de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto, Eliana Anunciato Franco de Camargo, Gilmar Barreto
Desenvolvimento de braço mecânico com controle digital para apresentação em escolas do ensino médio: a atuação do engenheiro em sistemas controle
   Ewerton Cristhian L. de Oliveira, Allan Douglas Ferreira Corrêa, Alisson Ribeiro, Juliana Segtowick Fonseca e Silva, Orlando Fonseca Silva
Aferição de medidores de vazão por obstrução de área
   Lucas Rodrigues Ferreira, Katia Simone Teixeira da Silva De La Salles
A influência da mídia no processo de formação pessoal e profissional de alunos do curso de engenharia química da PUCRS - uma experiência pedagógica
   Claudio Luis Crescente Frankenberg
Avaliação do grau de evolução das ferramentas Building Information Modeling no contexto brasileiro e sua interface com o ensino de engenharia
   Creusa Fernandes Correia, Samuel Dereste, Miguel León González, Oduvaldo Vendrametto
Um panorama das pesquisas sobre a avaliação da qualidade dos cursos de engenharia no contexto do SINAES
   Ricardo de Albuquerque Aguiar Filho, Marcelo Embiruçu
Análise a respeito da construção de resumos e a importância destes para a divulgação da pesquisa
   Amanda C. de Melo, Ana Cecília G. de Paula, Débora D. André, Giuliana C. Vieira, Maria Elizabete V. Santiago, Renata dos Santos
Resumos acadêmico-científicos: estruturação e importância
   Ádrian N. Pereira, Anna Carolina Dalalana, Álisson G. Carvalho, Deysiane P. Oliveira, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
Elaboração de um dicionário de termos técnicos para a engenharia de materiais: esclarecimento quanto aos significados da linguagem científica
   Júlia R. D. Nascimento, Laura R. M. Soares, Marina F. Jamar, Patrícia N. de A. Justino, Roberto P. dos Santos Júnior, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
Linguagem acadêmico-científica: o emprego de termos técnicos na engenharia de materiais
   Ana Maria G. da Silva, Arthur Biagiotti, Karina de A. Barcelos, Kerciely M. do Carmo, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
A importância do resumo em um artigo acadêmico-científico
   Ana Carolina de S. Souto, Caio S. O. Barbosa, Gabriela A. de Lima, Samara F. Vantil, Tamires D. dos Santos, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago
Conjunto didático de geração fotovoltaica de baixo custo
   Jader Filipe Braga de Sousa, Anderson O. Guerra, Eben-Ezer Prates da Silveira
Experiências e práticas de transformação: engenharia na escola
   Lania Stefanoni Ferreira
Competição de física de voo com aviões de papel: interação da engenharia com a sociedade
   Viviane Lilian Soethe, André Luiz Alcântara Ostrufka, Bruna Steffen, Gabriella Narcico
Algoritmos em Matlab para o ensino de métodos numéricos para resolução de equações diferenciais no curso de engenharia elétrica da UFPA
   Juliana Segtowick Fonseca e Silva, Thiago Henrique Ferreira Nascimento, Allan Douglas Ferreira Corrêa, Wesley Barbosa Tavares, Orlando Fonseca Silva
Ensino de Cálculo nas Engenharias da UFPA: a experiência do Projeto Newton
   Daniella de Gois Ariston Barion, Maria Ataide Malcher
Estimulando a participação feminina nas engenharias de computação e de software
   Maria Salete Marcon Gomes Vaz, Monica Cristine Scherer Vaz, Rosane Falate
Fluxogramas de processo: estudo de caso aplicado à indústria de processamento
   Alexandre Denes Arruda, Laiz Cardona Tarouco, Eduardo Teixeira Santos, Maele Costa dos Santos, Sthéfany A. Silva de Vargas, Yago Rodrigues Cruz, Nicoly Oliveira Coral
Robótica educacional: ferramenta de aprendizagem no ensino médio
   Anderson Vinícius de Souza Silva, Cleyson Luiz Santos Sobral, Alexander P. Chaves de Sena
Utilização do simulador EMSO no ensino de modelagem e simulação de processos
   Glauton S. Viana Jr, Marina B. de C. e Souza, Wagner Roberto de Oliveira Pimentel
Um estudo da evasão no curso de engenharia química na Universidade Federal do Pampa
   Alexandre Denes Arruda, Fernanda Maria Muniz, Valeska Marcolin Scuro, Karine Machry
Mineração de dados educacionais em curso de engenharia
   Tamiris Cristie Barão Mucci, Francisco Javier Ramirez Fernandez
Educação tutorial como suporte o ensino de cálculo: eficácia e perspectivas
  Diego da Silva Lima, Roberaldo Carvalho de Souza, Wildson Ursulino Leite, Bruna Lima Véras, Anne Caroline Albuquerque de Oliveira, Cayo Lopes Bezerra Chalegre, Carlla Rafaella Barros de Andrade, Eliezer Cícero Vasconcelos da Silva
Avaliação do desempenho dos alunos de engenharia química da Universidade Federal de Alagoas nas questões objetivas do ENADE
  Thalyne de Almeida Ferreira Rocha, Edilton Nunes da Silva, Letícia da Silva Santos, Evânio Barros de Lima Júnior, Antônio Carlos Silva dos Santos, Natália Barbosa Barros, Ewerton Amorim de Oliveira
Uma nova abordagem de ensino para a disciplina de introdução a engenharia de computação
   Bruna M. de O. Silva, Ana Gabriella Freitas Hoffmann, Adriano C. Santana, Marcelo Stehling de Castro
Caracterização granulométrica de resíduos gerados por laboratórios de pesquisa e o seu reaproveitamento em laboratório de ensino
   Isabela Silva Melo, Filipe Bezerra dos Santos, Marlice C. Martelli, Shirley Cristina Cabral Nascimento
Aplicação dos quadrirrotores como objeto de estudo de diversas áreas da engenharia
   Elmer Rolando Llanos Villarreal, Flávio de Abreu Bezerra Filho, Luana Carla de Andrade, Maxwell Cavalcante Jácome
Construção de um sistema didático para o ensino de lógica aplicada a processos de automação - bancada didática elevadores
   Juliano C. Ferreira, Paulo Victor Pertussatti, Manassés Tibes Silva, Saulo Nestor Bernardes, Rômulo Lira Milhomem, Cristiano O. Ferreira, Carlos F.O.C. Neves, Ronaldo C. Rohloff
Análise multivariada: comparação dos resultados obtidos em 2014 com os testes realizados em períodos anteriores
   Fabio Simone Souza, Fernando Ramos Corrêa, Marcelo Sampaio Dias Maciel
Aplicação do conceito "aprender fazendo" na teoria de controle digital do curso de engenharia elétrica da UFOP
   Cássia Caren Coêlho, Gaspar Eugênio Oliveira Ramos, Paulo Estevão Teixeira Martins, Anny Verly, Rodrigo Augsto Ricco
Aquisição e tratamento de dados dos sensores de dispositivos Android por rede de comunicação VPN
   Willian Ricardo Bispo Murbak Nunes
Sistemas automáticos didáticos controlados por CLP
   Kennya Resende Mendonça, Tatielly de Souza
Desenvolver um controlador fuzzy-PID para um veículo aéreo não tripulável - VANT
   Cauê Coelho Alves, Tiago Mateus Pereira Gonçalves, Elmer Rolando Llanos Villareal
A atuação do técnico em assuntos educacionais nos cursos de engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
   Francisco J. S. Costa, Fernanda Clea Marquardt, Leessanny Carlesso dos Santos Lirio
Integração entre o ensino médio e a engenharia usando a chamada pública MCTI/CNPQ/SPM-PR/PETROBRAS Nº 18/201: meninas e jovens nas engenharias
   Geiza Thamirys Correia Gomes, Roberaldo Carvalho de Souza, Christopher Freire Souza
Montagem experimental para determinação do coeficiente hall no contexto das metodologias ativas
   Gilberto Marcon Ferraz, Guilherme Nechar Hernandes Ferreira
Desenvolvimento de uma bancada didática para o ensino do método de elevação artificial de petróleo por bombeio mecânico
   Nilmar de Souza, Vitor Otavio Silva Teixeira de Souza, Duilio Almeida Norberto da Silva
Aprendizado baseado em problemas no ensino de fundamentos de projetos de processos industriais
   Cinthia Bittencourt Spricigo
Mecânica dos fluidos no ensino em engenharia: instrumentação para aprendizagem ativa na determinação da perda de carga
   Thais Cavalheri dos Santos, Pedro Américo Frugoli, Alexandre Daliberto Frugoli, Lilian Nunes Pereira, Iara Batista de Lima, Tulio Cearamicoli Vivaldini, Pedro José Gabriel Ferreira
Domótica aplicada ao uso eficiente da água
   Gabriel Veiga, David Bianchini
Projeto e construção de um túnel de vento didático para divulgação científica
   Viviane Lilian Soethe, Evelyn de Araujo, Guilherme Frasão Bassalobre, Yago Matheus Rex, Anderson Wedderhoff Spengler, Maria Simone Kugeratski Souza
Engenharia de produção: percepção da qualidade da graduação na modalidade de educação a distância
   Alessandra de Paula, Ivonete Haiduke, Robson Seleme
ST24 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S202 (14h30 - 16h10)
Moderador: Paulo Alexandre Martin
Propriedades mecânicas: um estudo de caso aplicado à ciência dos materiais
   Camila Fukuda, Priscila Praxedes
Uso de software baseado no método dos elementos finitos na formação de novos engenheiros eletricistas
   Filipe Lucena M. de Andrade, Jalberth Fernandes de Araújo, Tarso Vilela Ferreira
Estudo de caso: estratégias de aprendizagem ativa nos cursos de engenharia de produção e computação da FTEC - Faculdades
   Carlos A. Bertotto, Neiva L. Kuyven, Charles Rui, Greice Tomasi, Marilise M. Zafo
Formação de competências na educação tecnológica: matéria desenvolvida na Faculdade de Tecnologia Termomecanica
   Fabio Rubio, Erika Brassel Orellana, Ana Paula Cardoso, Rodrigo Bonilha Zoadelli
Experiência no uso de computação desplugada para o ensino de algoritmos: atividade do fluxograma humano
   Fabricio Caixeta Andriani, Claudia Pinto Pereira Sena, Naan Silva Cardoso
ST25 - Temas diversos
Sala A1-S203 (14h30 - 16h10)
Moderador: Eliane de Fátima Chinaglia
Redefinindo a noção de competência para investigações na educação em engenharia sob a perspectiva da epistemologia genética de Jean Piaget
   Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira
Em busca da operacionalização de competências para educação em engenharia: compreendendo a arquitetura da competência
   Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira
Aplicação do método de alinhamento construtivo na educação em engenharia: uma contribuição ao processo de aprendizagem
   Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira
Peer Instruction nas aulas de física eletromagnetismo - uma experiência nas engenharias
   Marina Valentim
ST26 - Avaliação da aprendizagem nos cursos de Engenharia
Sala A1-S204 (14h30 - 16h10)
Moderador: Carla Andrea Soares de Araujo
Avaliação do núcleo comum nos cursos de engenharia da UNESC
   Ângela Costa Piccinini, Élcio Angioletto, Leandro Neckel, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, Yara Jurema Hammen Llanos
O impacto da sistematização da avaliação colegiada de aprendizagem no processo de melhoria da qualidade de cursos de engenharia
   Leticia Loyola de Oliveira, Roger Alex Castro Freitas, Karla Loyola de Oliveira Arantes, Jean Carlo Ferreira de Oliveira
Disguise: uma ferramenta educacional para auxílio do aprendizado de esteganografia em imagens digitais
   Marcos José Canêjo Estevão de Azevêdo, João Rafael Carneiro Tavares, Guibson Santana
Acompanhamento e estudo comparativo de desempenho de acadêmicos de engenharia e bacharelado interdisciplinares na componente curricular de física I na Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui-RS
   Fábio Diniz Chaves, Virnei Silva Moreira, Cristiano Galafassi
Atividades práticas de laboratório de eletricidade: cooperação x aprendizagem x avaliação
   Andréa Cantarelli Morales, Thiago Vasconez
ST27 - Programas de extensão universitária nos cursos de Engenharia
Sala A1-S205 (14h30 - 16h10)
Moderador: Antonio Garrido Gallego
Cantaria: educação e arte para crianças
   Marcela de Araujo Silva, Amanda Rios, Carlos Alberto Pereira
Segurança e saúde em instituições de ensino: estudos de casos
  Lívia Cândida Maia, Beatriz Ribeiro Kherlakian Barbosa, Leonardo Alves da Silva, Cacilda de Jesus Ribeiro, Rosângela Nunes A. de Castro, Adriana Andrade de Santana, Carolline Rodrigues Vieira, Adonay Rodrigues
Extensão universitária em cursos de engenharia: tecnologias sociais aplicadas à solução de problemas locais
   Felipe Guilherme Melo
Extensão universitária no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais: projeto física divertida 2014
   Isternândia Araujo França, Thaís Maria Arruda Ferreira, Felipe de Brito Freitas
Laboratório de desenvolvimento de ideias: na formação profissional do engenheiro visando o bem estar social
   Adam Hugo Reis Sousa, Daniel Breno Guiomarino Menezes, Joel Alison Ribeiro Carvalho, Gervasio P. S. Cavalcante, Maria Emilia de Lima Tostes, Marlice C. Martelli, Yan S. Silva
ST28 - Temas diversos
Sala A1-S206 (14h30 - 16h10)
Moderador: Fabio Gerab
A influência da interdisciplinaridade em um laboratório de pesquisa na formação de engenheiros mais produtivos e sustentáveis: um estudo de caso
  Enyo C. de Souza, Daniel N. S. Cavalcante, José Stênio de Negreiros Júnior, Tiago M. Pessoa, Waleska Feitoza de Oliveira, Kelvia A. Fragoso, Lucas de Gois Parente Araujo, Francisco Clenilson Sousa
Grupo de estudos em escrita de artigos como catalisador na produção acadêmica de alunos bolsistas de iniciação científica: um estudo de caso
   Daniel N. S. Cavalcante, Robert Marques Oliveira, Tiago M. Pessoa, Guilherme M. Medeiros, Renata Rodrigues Barboza, Luis Paulo de Sousa Costa, Enyo C. de Souza, Kilvia Maria Viana Avila
A influência do estágio em pesquisa aplicada na motivação de alunos de ensino técnico para a continuidade dos estudos em cursos de engenharia
  Renata Rodrigues Barboza, Daniel N. S. Cavalcante, Francisco Clenilson Sousa, Guilherme M. Medeiros, Hyago Lopes B. Cardoso, Waleska Feitoza de Oliveira, Luis Paulo de Sousa Costa, Glendo F. Guimarães
Integração do ensino médio público com curso de engenharia mecânica por meio de objetos educacionais
   Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Claudio da Silva dos Santos, Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia, Nelson Jose Thesing
Proposição de uma abordagem para utilização de PBL - aprendizagem baseada em problemas no ensino de logística em cursos de graduação em engenharia
   Luís Carlos de Marino Schiavon, Marcel Andreotti Musetti
ST29 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Anfiteatro B-A005 (16h30 - 18h10)
Moderador: Reynaldo Palacios Bereche
A construção de mapas conceituais: uma metodologia ativa de aprendizagem para o cálculo diferencial e integral no curso de engenharia
   Fábio Gerab, Paulo Henrique Trentin
Estudo do limite de uma função numa perspectiva figural e conceitual - análise com um objeto de aprendizagem
   Daniela A. da S. Moura
Metodologia alternativa para aulas exclusivamente expositivas de cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia
   Luiz Gonzaga Alves da Cunha, João Bosco Laudares
Plataforma didática para o estudo do sistema E-GAS / Drive-by-wire automotivo
   Fabio Delatore, Alexandre Onisaki, Anderson Cazzolato, Alexsander Tressino de Carvalho
ST30 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia
Sala A1-S202 (16h30 - 18h10)
Moderador: Eliane de Fátima Chinaglia
Projeto de ensino na área de estruturas
   Alfredo Petrauski, Sandra Maria Ferreira Couri Petrauski, Eduardo Henrique Stringari, Eduardo Heis Olivo, Maxer Antonio Rosa
Proposta de possíveis práticas para a disciplina de estruturas de madeira
   Alfredo Petrauski, Sandra Maria Ferreira Couri Petrauski, Mateus Couri Petrauski
Impacto do JITT, Peer Instruction e TBL no desempenho acadêmico de alunos de engenharia de produção
   Washington de Macedo Lemos, Henrique Martins Rocha, Carlos Augusto Gabriel Menezes
Incluindo atores sociais na educação em engenharia: projeto engenharia nas escolas
   Mirele Luise Kollarz, Isabelle Miranda Guimarães, Bernardo Ferraz Musse, Francisco José Gomes
ST31 - Temas transversais na educação em Engenharia
Sala A1-S203 (16h30 - 18h10)
Moderador: Carla Andrea Soares de Araujo
Análise do delineamento das competências para o desenvolvimento sustentável e da educação em engenharia sob uma perspectiva construtivista
   Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira
Praticas alternativas de corrosão aplicadas ao ensino das engenharias
   Jorge Fernando Neves Nascimento, Mariney Portugal Correa, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro Duarte, Ana Paula Carriço de Lima
Monitoria de eletrônica digital: um caso de sucesso no combate à reprovação no curso de engenharia de telecomunicações do IFCE
   Breno da Silva Lemos, Thais de Alencar Aquino
Estratégias para inserção de temas transversais no ensino superior de engenharia
   Rosana Aparecida Ravaglia Soares, Alexandre R. Augusto
ST32 - Avaliação da aprendizagem nos cursos de Engenharia
Sala A1-S204 (16h30 - 18h10)
Moderador: Antonio Garrido Gallego
Multiplicidade avaliativa enquanto estratégia pedagógica de aprendizagem: um olhar a partir da multiplicidade de inteligências
   Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia
Estudo do potencial de aplicação do modelo de aprendizagem ativa no ensino de ciência dos materiais em curso de engenharia de alimentos, com base em questionário de avaliação da disciplina
   Márcio Rodrigues da Silva, Fabio Rubio
Avaliação de uma metodologia de ensino da disciplina de circuitos elétricos
   Viviane V. F. Grubisic, Vitor H. B. Müller, Carlos Maurício Sacchelli
Aplicação de teoria de grafos na avaliação discente do curso de graduação em engenharia elétrica da UFES
   Paulo José Mello Menegáz, Lucas S. Morelato, Marcos M. Rodrigues, Rogério J. M. Alves
ST33 - Programas de extensão universitária nos cursos de Engenharia
Sala A1-S205 (16h30 - 18h10)
Moderador: Simone Camargo Trippe
O programa especial de capacitação discente como via para o desenvolvimento científico dos cursos de engenharia do CTEC/UFAL
  Pedro Henrique Rios Silveira, Amanda Rocha e Silva, Claudemir Santos da Silva, Mirian C. S. Alves, Pedro G. P. S. Fernandes, Rafaela Gabriel, Wedja Timóteo Vieira, Karoline Alves de Melo Moraes
Ações da extensão universitária diante das energias renováveis e da sustentabilidade ambiental
   Francisco de Salles Cintra Gomes, Matheus Ropelle Fontanesi
Na onda da tecnologia programa de rádio como ferramenta de atualização tecnológica aos alunos e professores dos cursos das engenharias
   Fernando Felice
Artefato móvel baseado em NFC para promoção da autonomia de deficientes visuais
   Amilton da Costa Lamas, Rafael Isidro de Souza, Claudio F. Dias, Eder F. Gomes
ST34 - Temas diversos
Sala A1-S206 (16h30 - 18h10)
Moderador: Edvaldo Luís Rossini
Repensando o "ciclo básico" da FAENG a partir de seus alunos
   Vanderlei Mariano, Marilena Nakano
Análise do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na engenharia de minas da UFOP
   Jade Osti, Nathália Nathalia Luiza Nasci Carvalho, Carlos A. Pereira
Internacionalização da educação superior em engenharia por meio de programas de mobilidade acadêmica - ciência sem fronteiras
   Adeli Ferreira Nascimento, Adriana Maria Tonini
Introdução ao cálculo na plataforma ESO: uma inovação tecnológica da faculdade UCL para motivar o aluno
   Walquiria de Freitas Torezani, Geovane Carlos Barbosa, Jean Carlo Ferreira de Oliveira
Implantação da plataforma ESO-Open-EDX como SPOC na faculdade de engenharia UCL
   Jean Carlo Ferreira de Oliveira, Karla Loyola de Oliveira Arantes, Roger Alex Castro Freitas, Maria Angela Loyola Oliveira
Última Atualização: 07.09.2015 - 15:43